sexta-feira, 7 de março de 2008

Um modelo orientado ao desenvolvimento de sistemas móveis e pervasivos

A computação tem como um dos objetivos principais, através de seus paradigmas de programação e linguagens de modelagem, descrever a realidade satisfatoriamente e com um custo computacional viável. Porém a diversidade de aplicações e de cenário existentes dificulta a criação de um paradigma único que consiga atender satisfatoriamente todos os casos. Em vista deste problema criou-se o Holoparadigma, voltado principalmente para a computação móvel, baseado em paradigmas como Orientação a Objeto, Imperativa e Lógica (o que o torna multiparadigma). No Holoparadigama, assim como o objeto é a unidade básica da OO, a unidade fundamental é o Ente, e a unidade de informação é o Fato.

Uma abordagem introdutória sucinta, porém esclarecedora sobre sistemas Holoparadigama aplicado em sistemas moveis pervasivos é apresentada por Sergio L. Junior no artigo Um modelo orientado ao desenvolvimento de sistemas móveis e pervasivos disponível em http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/pipca/consipro1/a10.pdf (acessado em 07 de março de 2008).

O desenvolvimento de sistemas móveis, com o crescimento do uso de celulares, PDA, e outros aparatos eletrônicos semelhantes, impulsionou o desenvolvimento desse paradigma ao apresentar problemas que não eram solúveis nas antigas abordagens.

COMENTÁRIO:
O referente artigo apresenta uma visão inicial sobre esse novo paradigma de programação. Ressalta suas vantagens e aplicações. Deixou um pouco a desejar no que diz respeito a uma análise mais profunda de como pode ser aplicado em sistemas móveis pervasivos (já que esse era o título). Porém a abordagem introdutória sobre o Holoparadigama foi satisfatória. É claro que um novo paradigma deve ser olhado com calma e precauções. Não se pode depositar todas as confianças cegamente, até porque é uma abordagem recente e que ainda precisa crescer mais e ficar mais robusta.

07 de março de 2008
Leandro Moraes V. CruzDisciplina Sistemas DistribuídosCurso Ciências da ComputaçãoUniversidade Cândido Mendes – Campos/RJ

Nenhum comentário: