Computação Pervasiva
O Conceito de Computação Pervasiva implica que os meios de computação estão distribuídos no ambiente de forma perceptível e imperceptível ao usuário. Distribuído no ambiente, o computador tem a capacidade de extrair informações bastante detalhadas de cada parte desse ambiente. A partir disso, é capaz de utilizá-la para dinamicamente construir modelos computacionais, ou seja, controlar, configurar e ajustar aplicações para melhor atender as necessidades de um dispositivo ou de um usuário. Em um ambiente desses povoado de sensores, computadores e aplicações, cada integrante é capaz de detectar a existência e interagir com outro integrante a fim de construir um contexto inteligente.
A computação pervasiva surgiu devido a grande interação entre pessoas e máquinas que rege o mundo atualmente, ao fato de que cada vez mais os homens trabalham compartilhando informações e que cada vez mais computadores wireless estão presentes na nossa vida.
Objetivo da computação pervasiva é tornar o uso do computador transparente ao usuário, diferente de como é feito hoje, onde o homem tem que ligar, operar e desligar as máquinas. Na computação pervasiva, o homem seria inundado por tantos computadores que ele estaria interagindo mesmo sem perceber. Para isso é necessário que o computador tenha uma interface amigável e simples de se usar. Caso a interface seja algo complicada de se usar, toda a idéia da computação pervasiva vai por água abaixo.
Tipos de tecnologia utlizada:
· Tab, que é como se fosse um palm, que funciona como um miniportal de informações sendo uma interface pequena e fácil de se usar.
· Pad, que seria fixo em paredes e funciona com uma caneta infravermelha e seria outra forma de interface.
Outro ponto importante da tecnologia é a transmissão sem fio, o que se torna extremamente necessário na aplicação estudada por nós. Pra computação pervasiva, torna-se necessário uma evolução nas redes sem fio atuais que não suportariam o volume de informação transmitido. As redes atuais taxam o volume de transmissão em bps enquanto em smart houses, surge um novo conceito que é o bit/seg/m3 que geram uma otimização dos recursos.
E finalmente há a questão de manter um baixo consumo de energia . A computação pervasiva prevê um uso de numerosos componentes e altíssimo fluxo de dados provocando um grande processamento. Assim, percebe-se como o consumo de energia se torna um fator importante.
Algumas aplicações:
Museus: Neles Tabs seriam utilizados pelos visitantes oferecendo explicações sobre a exibição em que a pessoa estiver presente, situando a exibição em seu contexto, além de sugerir exibições similares, textos para leitura, entre outras coisas. O aparelho seria capaz de localizar-se dentro do museu de forma a apresentar as informações devidas ao visitante.
AHRI (Aware Home Research Iniciative): O FCE (Future Compunting Environments) possui um projeto para casas inteligentes chamado AHRI (Aware Home Research Iniciative). Este projeto possui várias iniciativas de pesquisa em áreas diferentes.
Ferramenta de contexto: É um pequeno aparelho baseado numa infra-estrutura distribuída. Utiliza componentes de software provendo às aplicações informações contextuais escondendo detalhes sensoriais. Possui sensores encapsulados, acesso a dados de contexto através de API's de rede, abstração de dados de contexto através de interpretadores, disponibiliza dados de contexto através da infra-estrutura distribuída, armazena dados de contexto incluindo um histórico, controle de acesso básico para proteção de privacidade. É capaz de perceber a presença do usuário e identificá-lo. Isto é feito através do uso de iButtons que é um pequeno botão que ao ser apertado pela pessoa emite um som, cada botão possui um som único que o identifica, identificando assim seu portador.
The Digital Family Portrait: Este é um porta retratos que muda de acordo com a rotina da pessoa nele retratada. Para que se possa ter uma proximidade maior com aqueles que estão distantes. O porta retratos dará uma sensação qualitativa das atividades diárias da pessoa além de incorporar nele o clima do local onde esta está.
The Family Intercom: A descrição mais exata deste aparelho seria um intercom inteligente. Haveria um presente em cada cômodo da casa ou prédio e quando uma pessoa quisesse falar com outra bastaria pedir ao aparelho pela pessoa em questão e este saberia exatamente em qual cômodo a pessoa se encontra e se esta pode responder ou não. Este aparelho foi desenvolvido tendo em mente que em um domicílio familiar as pessoas estarão presentes em uma mesma casa mas distantes sem serem capazes de se escutar a não ser através de gritos. Um não sabe a localização exata do outro e nem se esta está em condições de responder. Este intercom faria isto e ainda seria capaz de exercer alguma censura na conversa.
The Gesture Pendant: Este pingente é capaz de controlar os eletrodomésticos da casa baseado em gestos do seu usuário. É um pequeno controle remoto com diversos botões. Ele reconhece os gestos e os traduz em controles para os aparelhos. Porém, por possuir uma interface complexa não seria considerado como computação ubíqua.
The Privacy Mirror: É muito importante para um casal saber se seu filho está sozinho em casa, porém, esta informação pode ser perigosa na mão de pessoas com más intenções, um estranho não deveria ser capaz de ter esta informação. Antes de se tentar controlar e gerenciar as informações é necessário saber que informações são essas que passam pela rede, como está sendo recebida e para onde está indo. Isto vai ser revelado com este "Espelho", assim como um espelho físico revela àqueles que olham para suas imagens como outros os percebem o Privacy Mirror fará o mesmo em termos de informações na rede.
What Was I Cooking?: Esta é uma aplicação para pessoas que cozinham freqüentemente e muitas vezes são interrompidas. Através de sensores de movimento o aparelho é capaz de registrar com imagens as últimas ações do cozinheiro. Assim, caso este sofra alguma distração e se esqueça do que já pôs na panela ou não evitando que ele esqueça algum ingrediente ou que sem querer acrescente uma quantidade dobrada do ingrediente por esquecimento.
Links:
· http://www.gta.ufrj.br/~rezende/cursos/eel879/trabalhos/smarthouses/introd.html
· http://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_Distribu%C3%ADdos/Computa%C3%A7%C3%A3o_Ub%C3%ADqua_nos_Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_Distribu%C3%ADdos#Computa.C3.A7.C3.A3o_Pervasiva
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