sexta-feira, 7 de março de 2008

Jogos Multiusuário Multiplataforma Pervasivos (PM2G)

Em um Jogo Multiusuário e Distribuído, dois ou mais jogadores de um mesmo jogo interagem cooperativamente ou competitivamente, através de máquinas diferentes.
Inicialmente restritos a pequenos grupos de usuários interligados através de redes locais, decorrente das evoluções tecnológicas o avanço deste cenário criou a idéia dos Massively Multiplayer Games(MMG).
Devido ao crescente mercado de computação móvel de voz e dados, associado ao surgimento de plataformas abertas como J2ME criaram um campo promissor para Jogos Multiusuário e Distribuídos.
Apesar das limitações dos dispositivos móveis, esse é um ambiente propício para jogos Multiusuário devido os dispositivos móveis serem distribuídos e interconectados por natureza.
Um conceito ainda mais recente é o de jogos Pervasivos. Estes jogos tomam como base a visão de Computação Ubíqua ou Pervasiva. Este novo paradigma computacional promove uma computação mais integrada ao cotidiano de seus usuários.
Sistemas de Computação Pervasiva propõem o acesso de suas aplicações e dados através de diferentes tipos de dispositivos. No caso de jogos Pervasivos, informações do contexto do mundo real do jogador, em especial sua localização física, são utilizados como elementos para a dinâmica do jogo. Botfigthers e Undercover são exemplos de jogos Pervasivos que tomam como base a localização dos usuários.
Os cenários previamente descritos indicam uma tendência para futuros jogos multiusuário, onde ambientes virtuais serão acessados através de diversos dispositivos que variam características de comunicação e processamento.
No artigo escolhido, estes jogos levarão em conta informações como localização física do jogador, para guiar o usuário no jogo. O acesso ao ambiente virtual será irrestrito, criando situações onde usuários utilizando diferentes dispositivos possam estar lado a lado no ambiente virtual, buscando por seus objetivos. Estes jogos aproveitarão situações específicas, como a formação de redes espontâneas via dispositivos móveis, objetivando aumentar a imersão do usuário no jogo. Estes jogos são denominados aqui de Multiusuário Multiplataforma Pervasivos (PM2G).
Com o surgimento desse tipo de jogos e aplicações, o acesso a informação pode se tornar algo mais Ubíquo, onde todos, sem restrição de classes sociais podem ter acesso ao conhecimento digital.

Fonte: http://www.cin.ufpe.br/~famt/docs/cientific_production/webmedia2006_enxuto.pdf

Chrystiano Barbosa de Souza Araújo

Um comentário:

Fernando Trinta disse...

embora este link esteja corrompido, quem quiser o artigo entre em contato comigo fernando.trinta [at] gmail [dot] com