sexta-feira, 7 de março de 2008

Solar: uma proposta de middleware pervasivo

No cenário atual da computação os usuários precisam aprender a se comunicar com o computador. Num cenário de computação ubíqua o computador que deve saber como se comunicar com o usuário, tornando a camada tecnológica ainda mais transparente.

Entretanto este é um cenário ainda muito distante devido as restrições tecnológicas atuais.

Outro termo que descreve um estado tecnológico posterior ao atual, porém anterior a computação ubíqua é a pervasive computing. Termos que significa computação espalhada.

Para que seja possível a realização da pervasive computing, muitos passos precisam ser dados na ciência da computação. Tanto em nível de hardware quanto em software.

Hoje existe uma grande heterogeneidade nos dispositivos eletrônicos. Num cenário de computação espalhada, esses dispositivos precisariam interagir para manter sua transparência. E tudo isso com as limitações de hardware tradicionais em dispositivos móveis.

O Solar é um sistema onde a infra-estrutura busca entregar às aplicações informações relativas ao contexto de execução. O projeto Solar possui uma implementação feita em Java e utiliza o conceito de objetos distribuídos. O Sistema Solar é constituído de quatro tipos de elementos: Estrela, Planeta, Aplicação e Sensores e Operadores

Fonte:
Link

Postado por:
Lucas Carvalho Teixeira

Nenhum comentário: