sexta-feira, 12 de setembro de 2008

TÉCNICAS DE ESCALABILIDADE

Há discussões sobre alguns problemas da escalabilidade, problemas que podem ser geralmente solucionados. Porque os problemas nos sistemas distribuídos aparecem como problemas de desempenho causado por capacidade limitada de servidores e rede, há basicamente, três técnicas de escalabilidade: latência de comunicação, distribuição e replicação.
Latência de comunicação: é aplicada no caso da escalabilidade geográfica. Constrói a aplicação de forma a utilizar somente comunicação assíncrona, em aplicações batch e paralelas normalmente é bem aceita mas o mesmo não ocorre em aplicações interativas, neste caso, uma solução é diminuir a necessidade de comunicação movendo parte da computação do servidor para o cliente.
Distribuição: um componente é dividido em partes menores, distribuindo essas partes no sistema. Um bom exemplo de distribuição é a “Internet Domain Name System (DNS)”. O DNS é hierarquicamente, organizado em uma árvore de domínios, que são divididos entre zonas.
Replicação: a replicação não somente aumenta a disponibilidade, mas também ajuda a equilibrar a carga entre componentes, o que resulta em melhor desempenho. Em sistemas de ampla dispersão geográfica, ter uma copia por perto pode ocultar grande parte dos problemas de latência de comunicação.

http://www1.fatecsp.br/aguiar/sistemasdistribuidos.htm

Nenhum comentário: