Consciência do contexto do aprendiz em um ambiente de educação pervasiva
Nos sistemas pervasivos, os equipamentos costumam a ser caracterizados por seu pequeno tamanho, pela alimentação por bateria, por sua mobilidade e por terem somente uma conexão sem fio, se bem que nem todas essas características se aplicam a todos dispositivos.
Segundo Ogata 2003, o conhecimento está presente no dia – a – dia em diferentes formas e locais. A essência da educação pervasiva consiste em perceber este conhecimento e relacionar os processos educacionais com o contexto do aprendiz, levando em consideração seu modelo de mobilidade. Alguns novos elementos computacionais para suporte à educação em ambientes pervasivos são necessários, tais como:
Mobilidade: os sistemas educacionais devem dar suporte à mobilidade do aprendiz e o acesso aos recursos educacionais. Esses devem estar disponíveis em vários formatos, distribuídos em uma rede educacional, e não mais localizados em um único local;
Adaptação: a mobilidade e a capacidade do aprendiz de acesso aos recursos educacionais utilizando diferentes recursos computacionais trazem a necessidade de adaptação a estes recursos. Os objetivos, preferências, modelos de aprendizagem, de mobilidade e de contexto do aprendiz devem ser considerados;
Consciência do contexto: a mobilidade do aprendiz traz a possibilidade do mesmo aprender em diferentes cenários e situações, onde diferentes recursos e oportunidades de aprender podem estar disponíveis. É importante pró – ativamente sugerir e indicar ao aprendiz elementos presentes no contexto virtual e não-virtual e que são de interesse dele. Com isto, as informações sobre o local onde se encontra o aprendiz (por exemplo, um evento que está ocorrendo ou vai ocorrer) podem ser relacionadas com seus objetivos educacionais (o aprendiz pode estar interessado no tópico do evento).
O GlobalEdu (Barbosa, 2005), (Barbosa, 2006) é uma infra-estrutura para suporte aos processos de ensino e aprendizagem em um cenário pervasivo de acesso em larga escala.
No GlobalEdu, contexto é definido como toda informação relevante para o aprendiz e que pode ser obtida para suporte ao seu processo educacional, levando em consideração seu modelo.
O Contexto Social do aprendiz refere-se as informações sobre uma determinada localização. Essa pode ser a localização de uma Região geográfica ou de uma Sub região. Assim, o Contexto Social descreve características associadas a Pessoas, Eventos e Recursos da localização onde se encontra o aprendiz. As informações de Contexto Social são armazenadas em um Repositório de Contexto Social.
O Contexto Físico manipula informações de interesse da execução do A3P e dos recursos educacionais acessados pelo aprendiz, quais sejam: tipo e banda da rede que o aprendiz está acessando dentro do contexto, sua localização, o tipo e autonomia do dispositivo em uso no momento. Além dessas informações, é percebida a presença de outros A3Ps no contexto. Essa informação identifica outros aprendizes com os mesmos objetivos, competências e preferências que o aprendiz na mesma localização. Assim, o A3P tem a capacidade de relacionar aprendizes dentro de um mesmo contexto.
A estratégia de adaptação ao contexto permite ao SE Gerência de Contexto do GlobalEdu relacionar as informações do modelo do aprendiz com o contexto. Havendo restrições dos elementos de contexto físico (como um dispositivo com recursos limitado), o serviço orienta o processo educacional levando em consideração as preferências do aprendiz. Sempre que a localização é alterada, o serviço adapta e sugere ao aprendiz acesso às informações de Contexto Social que são relevantes para ele.
O MeetAgent consiste em uma versão simplificada do A3P. Tem como objetivo permitir a interação entre aprendizes que tenham interesses e objetivos em comum e que estão presentes em um mesmo contexto. Assim, foram implementadas funcionalidades do sistema que permitem a identificação e o relacionamento de aprendizes no contexto, sendo a identificação responsabilidade do SE Modelo de Aprendiz e o relacionamento do SE Gerência de Contexto.
A aplicação MeetAgent relaciona aprendizes em um mesmo contexto, auxiliando a identificar afinidades entre eles, permitindo assim um processo de interação mútua. O modelo de consciência do contexto proposto foi validado com dois aprendizes no âmbito de um campus universitário.
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a41_21219.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário