sábado, 20 de setembro de 2008

Solar: uma proposta de middleware pervasivo

Os sistemas pervasivos funcionam de maneira muito isolada e acabam não tirando vantagem de todos os recursos disponíveis em outros sistemas.

Se os sistemas que utilizam computação onipresente pudessem compartilhar seus recursos (como sensores, infra-estrutura de software e hardware), o custo de cada sistema pervasivo seria muito reduzido.

Diversos ramos da ciência da computação precisam ser unidos e desenvolvidos para que essa infraestrutura comum possa ser oferecida aos sistemas pervasivos.

Neste contexto existem alguns projetos que oferecem propostas de soluções para algum destes problemas. Um destes projetos é o Solar da universidade de Darthmouth que é apresentado neste trabalho:


O Sistema do Projeto Solar é constituído de quatro tipos de elementos: Estrela, Planeta, Aplicação e sensores e operadores.


A estrela é o núcleo do sistema no Solar. Existe apenas uma estrela e as aplicações devem conhecer sua localização lógica. A estrela deve receber das aplicações as especificações dos dados que devem ser fornecidos a elas.


Os planetas tanto recebem da Estrela as informações referentes aos sensores e operadores necessários, tanto podem enviar informações à Estrela, entretanto informações podem ser trocadas também entre planetas não precisando passar essas informações pela Estrela, eles devem ainda fornecer as informações necessárias a Aplicação. Desta forma o Solar busca evitar que a Estrela seja gargalo do sistema.

A aplicação está interessada nas informações que são disponibilizadas pelos sensores e operadores para oferecer determinado serviço.

Os Sensores captam a informação bruta, como temperatura ambiente ou percentual de utilização da CPU de um computador.

Para tratar as informações captadas pelos sensores, existem os operadores. Os operadores modificam as informações dos sensores para que elas se ajustem aos parâmetros fornecidos pela aplicação.


Como exemplo de aplicações do Solar temos:


Doorbell: Esta aplicação consiste em informa a disponibilidade de uma pessoa em uma sala através de uma tela posicionada à porta. Por exemplo: O sistema tem um sensor no modem que informa se o telefone da sala está sendo utilizado ou não. No caso do telefone estar sendo utilizado, o status apresentado na tela é que tem alguém. Ou o sensor ainda informa a presença de pessoas na sala.


iNote: A segunda aplicação Solar é o iNote. Esta aplicação nada mais é do que um bloco de notas. Entretanto não um simples bloco de notas, mas um inteligente. O iNote é acionado quando a quando a presença do professor não é detectada em sua sala. As mensagens são apresentadas na mesma tela da aplicação Doorbell. O sistema ainda fornece informações sobre quem está próximo a interface, o aplicativo pesquisa se existe algum recado destinado àquela pessoa, caso exista, esse recado é apresentado. O usuário pode ainda responder o recado que será devidamente armazenado e apresentado ao destinatário em momento oportuno.


WhiteBoard: O WhiteBoard é uma aplicação que se dedica a armazenar as informações discutidas em determinada reunião.

Sua interface consiste de um quadro onde são anotados os assuntos discutidos na reunião: desenhos, principais tópicos, tarefas pendentes etc.

Nenhum comentário: