domingo, 30 de março de 2008

Stella: Sistema de Backup Peer-to-Peer

Resumo

O artigo escolhido tem como objetivo introduzir uma nova abordagem dentro da pesquisa em redes p2p.

Stella é o sistema proposto por esse artigo. Trata-se de um sistema de backup descentralizado baseado em redes p2p estruturadas e não estruturadas. Tal sistema propõe uma nova maneira de conectar Nós e mostra que é possível utilizar o melhor dos dois modelos p2p mais utilizados para a construção de soluções mais eficientes e coesas.

Introdução

O Stella consiste em um sistema para o armazenamento transparente de backup de arquivos utilizando redes peer-to-peer (p2p), visando aproveitar recursos computacionais ociosos existentes na rede e proporcionar um meio confiável de armazenamento e persistência de dados, que possa ser acessado a partir de qualquer lugar de forma transparente e de fácil utilização para o usuário.

Implementação

A rede estruturada utilizada no Stella é baseada no DKS (N; k; f) [Alima, L. et. all2003], que corresponde a uma família de infra-estrutura p2p com grande escala, tolerante a falhas e com baixa comunicação desenvolvida para construir aplicações peer-to-peer.

A diferença principal entre o DKS e o Chord, reside no fato de o Chord utilizar um modelo de correção ativa que realiza um procedimento de tempos em tempos em toda a rede para identificar os Nós que saíram e que entraram e atualizar os seus ponteiros. Esse procedimento possui um alto e desnecessário custo de comunicação. O DKS, no entanto, utiliza um modelo baseado em correção sob demanda que trata o problema quando ele ocorre, esse modelo diminui bastante o número de comunicações para gerenciamento da rede, tornando então o DKS mais eficiente.

O Stella utiliza uma implementação do DKS baseada em Java bastante simples: o JDHT. O JDHT implementa a interface java.util.Map, o que torna o seu uso bastante simples e intuitivo.

Fonte: http://www.lbd.dcc.ufmg.br:8080/colecoes/wp2p/2006/st2_1.pdf

Chrystiano Barbosa S. Araújo

Nenhum comentário: